Dormir em lugares barulhentos causa dor de cabeça

Publicado em 09/06/2020

 Causas

Ruídos e barulhos podem atrapalhar o funcionamento do corpo e causar a dor de cabeça.

Sons altos e repetitivos podem ser estressantes e acabam impedindo um sono de qualidade. Por isso que dormir em ambientes silenciosos é um dos melhores métodos para manter a dor de cabeça longe. Se o corpo estiver relaxado e descansado dificilmente terá dores e desconfortos.1,2,3

Por que o barulho durante o sono dá dor de cabeça?

Barulhos e ruídos altos são estressores que afetam o organismo, podendo ser responsáveis ou agravantes da dor de cabeça. Esses sons podem afetar a qualidade do sono e, por isso, o corpo não consegue descansar o suficiente porque está combatendo o estresse, o que acaba gerando também a dor de cabeça. Além de todos esses fatores, o organismo fica debilitado tentando melhorar o sintoma e faz com que o resultado seja ainda mais dor de cabeça.1,3

Evite barulhos durante a noite para ficar sem dor de cabeça

Uma noite de sono de qualidade, sem barulhos e estresse, é fundamental para descansar, justamente porque é durante a noite que o corpo libera a melatonina, hormônio que é essencial para a disposição e saúde.1,2,3

Você também pode criar uma rotina antes de dormir para que melhore a qualidade do seu sono.1,2,3

Silêncio: evite deixar a TV ou as notificações do celular ligadas, assim, você impede que elas te atrapalhem durante a noite ou interfiram no seu sono, provocando a dor de cabeça.1,2,3

Escuro: opte por deixar seu quarto com pouca ou nenhuma iluminação. Essas luzes também podem atrapalhar seu descanso e serem causadoras da dor de cabeça.1,2

Relaxe: tome uma xícara de chá e um banho quente, eles preparam o seu corpo para uma boa noite de sono. E, ainda, evite tomar café muito tarde ou ficar usando aparelhos eletrônicos. Essas atitudes mantém o corpo relaxado, melhorando a qualidade do seu sono e evitando a dor de cabeça.1,2,3

Cuide do seu sono para ter um dia mais produtivo e sem dor de cabeça. A qualidade do seu sono pode te ajudar a ser mais saudável e feliz!1,2,3

1. PIMENTEL-SOUZA, Fernando. Efeitos da poluição sonora no sono e na saúde em geral–Ênfase urbana. Revista Brasileira de Acústica e Vibrações, v. 10, p. 12-22, 1992. Acesso em: 26 de Março de 2020.

2.  ALVES, Rosana S. Cardoso et al. A melatonina e o sono em crianças. Pediatria (São Paulo), v. 20, n. 2, p. 99-105, 1998. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

3. DE SOUZA RODRIGUES, Moreno; DE SOUZA, Celena Maria Zani. Tempo e qualidade de sono autoinformada versus alerta e atenção em trabalhadores de dois turnos. Revista Neurociências, v. 16, n. 4, p. 297-302, 2008. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

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