O estresse pode causar dor de cabeça?

Publicado em 23/04/2020

 Causas

O estresse pode ser um dos gatilhos para as dores de cabeça que aparecem em situações de pressão no dia a dia.

É comum ouvir que certas situações “dão dor de cabeça”, pois é bem assim ao pé da letra. E não seria diferente em ocasiões muito estressantes.

O estresse acontece em momentos como, por exemplo, no ambiente de trabalho, no trânsito, ao enfrentar um dia cheio de atividades ou pelo convívio com pessoas e com a família. Estes momentos de excesso de tensão podem ser o motivo da dor de cabeça, que, neste caso, é conhecida por cefaleia de tensão.1,3

Mas como o estresse causa dor de cabeça?

Isso acontece porque, quando exposto às situações que provocam estresse, como a raiva, dor, ansiedade ou cansaço em excesso, o cérebro se depara com um nível muito alto de adrenalina, hormônio responsável pelo aumento da pressão arterial. Essa ação desencadeia uma série de efeitos no cérebro, como a contração dos músculos que, por si só, pode causar a dor de cabeça.

Uma outra consequência conhecida da adrenalina em níveis altos é o aumento da concentração de cortisol. Este hormônio é responsável pela produção da glicose, que, quando em excesso no corpo, provoca baixa do sistema imunológico, causando outras doenças, como gripe e resfriado, que têm como sintoma a dor de cabeça.1,3

A dor de cabeça causada pelo estresse pode ser crônica

Voltando ao problema das contrações musculares, quando as situações de estresse repetem-se constantemente, o cérebro pode continuar tenso e contraído mesmo em momentos que o estresse no corpo diminui, gerando um quadro de dores de cabeça recorrentes. Esse tipo de dor de cabeça é conhecido por Cefaleia Tensional Crônica.2,3

Como evitar a dor de cabeça causada pelo estresse?

O uso de remédios pode ajudar a controlar a dor ou até mesmo eliminá-la, mas é importante optar por atitudes que vão colaborar para que o sintoma não apareça ou persista. Veja algumas sugestões:

Boa noite de sono: dormir faz bem e causa relaxamento no cérebro, aliviando o estresse e a dor de cabeça;

Atividades físicas: exercícios físicos como a caminhada, musculação e yoga melhoram a saúde e evitam a dor de cabeça por ajudarem a combater o estresse.

Alimentação: uma alimentação saudável pode deixar o corpo mais relaxado e ajudar a diminuir a recorrência da dor de cabeça;

Ajuda profissional: o acompanhamento de um médico para orientar sobre qual o principal motivo da sua dor de cabeça.

A dor de cabeça também pode ser causada por estresse físico do corpo

É possível sentir dor de cabeça ao passar por uma cirurgia, sofrer alguma lesão ou hemorragia. Assim como no estresse mental, o cérebro é sobrecarregado com adrenalina, provocando o aumento da pressão sanguínea e causando a dor de cabeça.1

Qualidade de vida, sem estresse.

Lendo isso, com certeza você pensou em quanta dor de cabeça, literalmente, você já sentiu e quantas coisas já deixou de fazer por não se alimentar bem, não relaxar ou dormir o suficiente. Investir um momento do seu dia para praticar exercícios e atividades mentais de relaxamento ajudam a manter os seus estados físico e emocional saudáveis.

Viva de uma forma mais leve, evite situações que possam causar exaustão física e mental. Viva bem sem dor de cabeça.1

1. NILSON, G.O Marque, S. G. L.O Lima, D. E. S.O Pereira, K. P. - Aspectos favoráveis do exercício físico no controle das patofisiologias provocadas pelo estresse crônico. - Revista Didática Sistêmica, Edição Especial a Evento. Extremos do Sul. P. 79a94. 2014. Acesso em: 04 de Março de 2020.

2. FLORES, Adriana Mayon N.; COSTA JUNIOR, Áderson L.. O manejo psicológico da dor de cabeça tensional. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 24, n. 3, p. 24-33, Sept. 2004. Acesso em: 05 de Março de 2020.

3. BERNARDI, M.T., Bussadori, S.K., Fernandes, K.P., & Ap, D. (2008). Correlação entre
estresse e cefaléia tensional. Acesso em: 05 de Março de 2020.

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