Por que a TPM dá dor de cabeça?

Publicado em 22/01/2020

 Causas

A tensão pré-menstrual, conhecida como TPM, causa sintomas como a dor de cabeça pelo aumento dos níveis hormonais. Saiba mais.

Menstruação, mudanças de humor, cólicas, irritabilidade e dores de cabeça. A TPM é o verdadeiro pesadelo de toda mulher. Esses sintomas característicos que anunciam a chegada da menstruação podem ser sentidos em mulheres de todas as idades, juntos ou sozinhos.1

Por que existe a TPM?

A tensão pré-menstrual, corresponde à alteração hormonal que ocorre antecedendo o período menstrual, interferindo diretamente no sistema nervoso central. Aí que surgem os primeiros sintomas emocionais.

Nessa fase, os níveis do hormônio estrogênio caem, assim como as endorfinas (conhecidas mais como “hormônios do prazer”), enquanto outro hormônio feminino denominado progesterona aumenta. Essas endorfinas também aumentam a sensação de fadiga causada em mulheres na TPM, afetando no sono, humor e alimentação. A cefaleia é um dos principais sintomas físicos associados à TPM, juntamente com o inchaço, dor nas costas e outros sintomas que podem surgir nessa fase.1,2

Alimentação pode ser aliada do alívio dos sintomas

Uma alimentação adequada pode ajudar não somente com a prevenção das cólicas, mas também da dor de cabeça durante a TPM. Isso porque a ingestão de determinados alimentos é responsável pelo equilíbrio da serotonina, hormônio que causa o bem-estar, capaz de aliviar a dor de cabeça.

E sim, o chocolate pode ser um aliado durante a TPM! Isso não é apenas uma desculpa feminina. Acontece que o chocolate libera uma substância que ajuda a aumentar os níveis de serotonina. Mas é preciso tomar cuidado, pois o consumo exagerado de chocolate pode provocar dor de cabeça.3

Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos pode ajudar o organismo não somente durante a TPM, mas durante todo o ciclo menstrual.

O tratamento da TPM melhora as dores de cabeça?

Sim. Existem tratamentos hormonais para quem sofre de forma demasiada com os sintomas da TPM e eles podem ser feitos acompanhados por um profissional da área, como um médico ginecologista. Como mencionado acima, uma boa alimentação também pode ajudar a reduzir o surgimento das dores de cabeça e das cólicas, por isso é importante procurar um nutricionista para conhecer os benefícios e malefícios de cada alimento e como inseri-los na alimentação para evitar sintomas fortes da TPM.1,2

1. DOS SANTOS, T. A. I. N. Á., and GISELY CRISTINY LOPES. "TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM): FITOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS." REVISTA UNINGÁ REVIEW 24.3 (2015). Acesso em 09 de Março de 2020.

2. MORAES, Lisane Bueno de.Os impactos da tpm no ambiente de trabalho: um estudo de caso em uma empresa de seguros de Brasília. 2007. 61 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007. Acesso em 09 de Março de 2020.

3. BARBOSA, Sabrina Reis; LIBERALI, Rafaela; COUTINHO, Vanessa Fernandes. Relação dos aspectos nutricionais na tensão pré-menstrual (TPM): revisão sistemática. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 4, n. 19, 2010. Acesso em 09 de Março de 2020.

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