Alongamento mantém a dor de cabeça longe

Publicado em 28/03/2020

 Prevenção

O alongamento age diretamente nos gatilhos da dor, relaxando os músculos e evitando o sintoma.

O alongamento é o ato de esticar o corpo, fazendo movimentos que são relaxantes e revigorantes. Essa prática, além de melhorar o desempenho físico, também tem sido uma grande aliada no combate das dores de cabeça. Isso porque ela relaxa e prepara o corpo para exercícios físicos.

O alongamento também possui benefícios que agem diretamente contra os gatilhos da dor, evitando o seu aparecimento.1,2

Como o alongamento evita a dor?

Relaxa os músculos: a prática do alongamento exercita os músculos e aumenta a flexibilidade, evitando tensões musculares causadas por esforços ou estresse que, por sua vez, podem causar a dor de cabeça.1

Corrige a postura: com a prática do alongamento, a coluna é trabalhada de forma a manter sua posição natural, evitando que os nervos sejam pressionados ou lesionados, deste modo, é possível evitar a dor muscular e de cabeça.1

Prepara o corpo para exercícios físicos: é comum ouvir que é preciso aquecer o corpo antes de praticar algum exercício, e isso é verdade. Em conjunto com os exercícios físicos, o alongamento ajuda a manter o corpo ativo e previne dores de cabeça e no corpo.2

Cuide-se para viver sem dor

O alongamento é um grande exemplo de como exercícios que relaxam o corpo e a mente podem evitar a dor de cabeça. Outras práticas, como a fisioterapia, caminhada e yoga, também trabalham os músculos e o emocional, evitando que o estresse e nervosismo provoquem sintomas físicos.1,2

Se a dor persistir ou se tornar frequente, procure um médico para realizar exames e entender o que pode estar provocando a sua dor de cabeça e qual tratamento seguir.1,2

1. NASCIMENTO, Aline Nascimento; TOLEDO, Jéssica Toledo; PINEZ, Márcia Regina Pinez Regina. USO DA TERAPIA MANUAL E DO ALONGAMENTO EM INDIVÍDUOS COM CEFALEIA TENSIONAL. Revista Científica Linkania Master, v. 1, n. 8, 2014. Acesso em: 07 de Abril de 2020.

2. ALENCAR, Di; MELO, Thiago Ayala; MATIAS, Karinna Ferreira de Sousa. Princípios fisiológicos do aquecimento e alongamento muscular na atividade esportiva. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, n. 3, p. 230-234, 2010. Acesso em: 07 de Abril de 2020.

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