Lugares escuros melhoram a dor de cabeça

Publicado em 25/03/2020

 Prevenção

Quer saber porque muitas vezes você procura um ambiente escuro para melhorar a dor de cabeça?

É comum que as pessoas procurem ficar em ambientes escuros e silenciosos quando a dor de cabeça aparece, pois a exposição a luzes fortes, em muitos casos, pode ser um dos causadores desse problema e, ao mesmo tempo, o sintoma de um tipo de cefaleia.5,6

Por que a luz provoca a dor?

A claridade em excesso é um estressor para o organismo, deste modo, quando exposto por períodos muito longos à luz, o organismo reage aumentando o fluxo sanguíneo, o que causa as contrações musculares. Com isso, os níveis de cortisol aumentam e, este hormônio em grandes quantidades, deixa o corpo mais sensível à dor, resultando na fotofobia, aversão à luz, presente em cefaleias como a Migrânea e a Tensional.5,6

Como o escuro ajuda a melhorar a dor?

Ambientes escuros ou com pouca iluminação propiciam o relaxamento do cérebro e do corpo, diminuindo as atividades nervosas cerebrais, facilitando a recuperação do organismo e ajudando a aliviar a tensão, podendo até facilitar a produção de hormônios benéficos para o corpo.1,2,3

Repouse em um ambiente escuro quando estiver com dor

É essencial que você escolha um lugar calmo para o alívio das dores de cabeça. Se for possível, descanse por uns minutos ou até tire um cochilo. Esse tempo em silêncio e no escuro afasta a dor, podendo ajudar a relaxar o corpo e a mente, evitando futuros episódios de cefaleia tensional.5,6

Escolha algum cantinho que seja mais tranquilo e utilize esse espaço sempre que precisar relaxar sempre que estiver com dor. Isso faz com que o cérebro entenda que o local é de repouso e reduza o estresse.5,6

Utilize o escuro a seu favor durante o sono

Deixe o seu quarto totalmente protegido de luzes, por menores que sejam, quando for dormir. O escuro é essencial para a produção do hormônio melatonina, essencial para um bom descanso e uma boa reposição de energias, algo que com certeza afasta a cefaleia.3,4

Também é relevante observar sua noite de sono, é bem comum que esse seja um propulsor associado às dores de cabeça.1,6

Então, quando a dor de cabeça chega, é recomendável dar uma pausa em tudo e apostar no bem-estar para viver bem e saudável.2

1. KRYMCHANTOWSKI, ABOUCH V.; MOREIRA FILHO, PEDRO F.. Cefaléia crônica diária primária: apresentação clínica. Arq. Neuro-Psiquiatr. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

2. XAVIER, MICHELLE KATHERINE ANDRADE. PREVALÊNCIA DE CEFALEIA EM ADOLESCENTES E SUA ASSOCIAÇÃO COM USO DE COMPUTADOR E JOGOS ELETRÔNICOS. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

3. ALVES, Rosana S. Cardoso et al. A melatonina e o sono em crianças. Pediatria (São Paulo), v. 20, n. 2, p. 99-105, 1998. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

4. DE SOUZA RODRIGUES, Moreno; DE SOUZA, Celena Maria Zani. Tempo e qualidade de sono autoinformada versus alerta e atenção em trabalhadores de dois turnos. Revista Neurociências, v. 16, n. 4, p. 297-302, 2008. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

5. ARRUDA, Marco A. Anamnese da criança com cefaleia. Cefaleias na infância e adolescência. 1ª edição. Ribeirão Preto: Instituto Glia, p. 21-32, 2007. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

6. BERNARDI, Marilia Travassos et al. Correlação entre estresse e cefaléia tensional. Fisioterapia em Movimento, v. 21, n. 1, 2017. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

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