Manter o otimismo afasta a dor de cabeça

Publicado em 03/04/2020

 Prevenção

Pensar positivo pode evitar o estresse e as dores de cabeça causadas pelas substâncias inflamatórias liberadas no corpo.

Pensamentos positivos, alegres e calmos podem ajudar a afastar a dor de cabeça. Pessoas bem-humoradas e felizes acabam levando a vida de uma forma mais leve, permitindo que o organismo funcione sem interferências e evitando dores inesperadas e até mesmo o estresse. Quer saber como isso é possível?

Trabalhe o seu lado otimista

Manter a positividade melhora o fluxo de sangue e permite o funcionamento do organismo em seu estado normal, sem contrações musculares e sem dores no corpo ou na cabeça provocadas pela inflamação dos vasos sanguíneos.1,2

Já os pensamentos negativos ou pessimistas aumentam os níveis de substâncias que são inflamatórias no organismo, então, evite-os para não ter dor de cabeça.1

Pensamentos positivos diminuem o estresse

Outra vantagem do otimismo é manter o estresse bem longe. Esse nervosismo que aparece em situações de pressão provoca a dor de cabeça conhecida por Cefaleia Tensional. Quando você está positivo, dificilmente irá se deixar abalar por momentos de tensão.1

Pessoas com depressão tendem a ter mais dor de cabeça

Quadros depressivos apresentam mais episódios de dores de cabeça justamente pela tendência maior aos pensamentos negativos.1,2

Neste caso, também ocorre uma disfunção nos níveis hormonais, resultando no aumento dos níveis de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, mas que, quando produzido em excesso, torna o corpo mais sensível a dores como a dor de cabeça.1,2

Como manter a positividade?

Existem atividades que podem ajudar a manter o corpo e a mente relaxados, evitando o estresse e o pessimismo, tais como a meditação, yoga e até mesmo o alongamento. Escolha um exercício que se adapte à sua rotina e gosto.1,2

Descansar por alguns minutos durante o dia também vai te ajudar a ficar mais bem-humorado. Opte por ambientes calmos quando for fazer essa pausa. Com atitudes simples como essa, você se mantém otimista, feliz, saudável e sem dor de cabeça!1,2

1. SILVA, Cynthia Ramos. A relação entre dor crônica e depressão: causa ou conseqüência?. 2006. Acesso em 15 de Abril de 2020.

2. DOMINGUES, Lúcia Maria Amaral. Relação entre a catastrofização da dor, percepção da intensidade da dor e incapacidade funcional em utentes com cdor crónica cervical. 2011. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Acesso em: 15 de Abril de 2020.

3. TENG, Chei Tung; HUMES, Eduardo de Castro; DEMETRIO, Frederico Navas. Depressão e comorbidades clínicas. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 32, n. 3, p. 149-159, 2005. Acesso em: 15 de Abril de 2020.

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