Pedalar é uma ótima atividade para melhorar a dor de cabeça

Publicado em 06/04/2020

 Prevenção

Ande mais de bicicleta, são inúmeros os benefícios que ela traz para o funcionamento do seu corpo.

Andar de bicicleta pelo menos uma hora durante o seu dia pode ajudar a evitar a dor de cabeça. Atividades como essa ativam a circulação do sangue e facilita o funcionamento do organismo, além de melhorarem a qualidade de vida e a saúde de quem as pratica.1

Quais os benefícios de andar de bicicleta?

Melhora a circulação sanguínea: faz com que os órgãos, incluindo o cérebro, funcionem sem muito esforço, o que ajuda a evitar a dor de cabeça.

Aumenta os níveis de endorfina: este hormônio é responsável pela sensação de bem-estar, ajuda a aliviar a dor de cabeça e que, em maior quantidade, tem seu efeito acelerado.

Amplia a oxigenação: contribui para que o oxigênio presente no sangue flua melhor pelo organismo e a oxigenação do cérebro seja maior, evitando o desgaste do corpo para funcionar, o que, consequentemente ajuda a não ter a dor de cabeça.

Pedalar evita o estresse

Atividades físicas, como pedalar, podem reduzir o estresse. Com uma prática regular de exercícios, o aumento do nível de cortisol, provocando a baixa do sistema imunológico e causa doenças que apresentam a dor de cabeça como sintoma.1

Vida saudável é vida sem dor de cabeça

Pedalar com frequência ajuda a manter o corpo ativo e com níveis hormonais controlados. Outros fatores como sono de qualidade e manter o corpo hidratado também são atitudes simples que ajudam o organismo a permanecer saudável e a manter a dor de cabeça longe.1

Lembre-se de sempre fazer um alongamento para aquecer o corpo antes de pedalar ou fazer qualquer outro exercício, para não provocar dores musculares durante a prática, causando lesões e a dor de cabeça. São pequenas ações que ajudam a ficar sem dor de cabeça.1

1. NILSON, Gabriela et al. Aspectos favoráveis do exercício físico no controle das patofisiologias provocadas pelo estresse crônico. Revista Didática Sistêmica, v. 11, p. 67-78, 2010. Acesso em: 08 de Abril de 2020.

2. DE GODOY, Rossane Frizzo. Benefícios do exercício físico sobre a área emocional. Movimento, v. 8, n. 2, p. 7-15, 2002. Acesso em: 08 de Abril de 2020. 

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