Sabia que você pode se livrar da dor de cabeça em minutos?

Publicado em 31/03/2020

 Prevenção

Uma pausa para o descanso ajuda a relaxar o corpo e a cabeça, evitando o surgimento da dor.

Quando a rotina é pesada, o estresse costuma vir à tona e trazer a dor de cabeça como sintoma. Sabia que é possível evitar a dor ao tirar alguns minutos do seu dia para uma pausa? Desta forma, você evita que a tensão continue e cause a dor de cabeça que acaba atrapalhando as atividades do dia a dia.1,3

Como a pausa alivia a dor de cabeça

Tirar uns minutinhos de descanso impede que alguns dos principais causadores da dor de cabeça te afetem e provoquem o sintoma.1,2,3

Fuja do estresse: a rotina pode ser tensa, provocando nervosismo e dores de cabeça. Por este motivo, fazer uma pausa de alguns minutos para descansar pode ajudar a relaxar, normalizando o fluxo sanguíneo, o que coloca um fim às contrações musculares, melhorando a dor de cabeça.2

Diminua o cansaço: quando você dorme pouco ou mal, o seu corpo não está descansado o suficiente para as atividades do dia seguinte. Desta forma, o cérebro precisa trabalhar mesmo sem ter a energia recarregada e exige mais do organismo para seu funcionamento comum, como se tivesse que usar uma carga reserva, provocando a dor de cabeça. Quanto mais você descansar, mais chances você tem de se recuperar.1,2

Reduza o uso do computador e celular: a luz emitida por estes aparelhos eletrônicos pode ser o motivo ou um agravante da sua dor de cabeça. De qualquer modo, evitá-los durante uns minutos do seu dia pode manter a dor longe. Isso acontece porque, quando a dor de cabeça aparece, os receptores sensoriais estão mais sensíveis, reagindo com mais dor a cada estímulo externo, como luzes e barulhos.4

Fique longe dos barulhos: os barulhos altos e constantes provocam o estresse, que, por sua vez, causa a dor de cabeça. Quando o organismo é exposto a situações estressantes, o cérebro se depara com níveis muito altos de adrenalina, hormônio que causa o aumento da pressão arterial e, consequentemente, a contração muscular, responsável pela dor. Por este motivo, ficar no silêncio alivia o sintoma.3

Como preparar um bom local para descanso

Escolha um espaço que seja mais silencioso, que tenha pouca ou nenhuma iluminação e que você possa sentar ou deitar em uma posição confortável. Fazer essas pausas durante alguns minutos ao decorrer do dia pode ajudar a melhorar rapidamente a sua dor de cabeça.1,2,3

Durma bem e pratique atividades físicas que ajudem a manter a saúde mental, como a meditação e o yoga, para aliviar as tensões do dia a dia. Cuide do seu corpo e mente para viver bem e sem dor de cabeça.1,2,3

1. DEPRET, Oneide Regina et al. Saúde e bem-estar: a arteterapia para profissionais de saúde atuantes em cenários de cuidado ambulatorial. Escola Anna Nery, v. 24, n. 1, 2020. Acesso em: 15 de Abril de 2020.

2.  BERNARDI, M.T., Bussadori, S.K., Fernandes, K.P., & Ap, D. (2008). Correlação entre estresse e cefaléia tensional. Acesso em: 15 de Abril de 2020.

3. PIMENTEL-SOUZA, Fernando. Efeitos da poluição sonora no sono e na saúde em geral–Ênfase urbana. Revista Brasileira de Acústica e Vibrações, v. 10, p. 12-22, 1992. Acesso em: 26 de Março de 2020.

4. ALVES, Rosana S. Cardoso et al. A melatonina e o sono em crianças. Pediatria (São Paulo), v. 20, n. 2, p. 99-105, 1998. Acesso em: 09 de Abril de 2020.

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