Um bom sono: alívio para suas dores de cabeça

Publicado em 20/08/2020

 Prevenção

Depois de uma noite mal dormida, muita gente acorda com fadiga, humor alterado, dor de cabeça e até outros sintomas desagradáveis.

Por que o sono é tão importante?

O sono é um grande aliado para uma vida saudável e livre de dores, isso porque ele é parte fundamental da regulação do organismo; e deve ter seu valor reconhecido. Em todas as fases da vida, uma boa noite de sono salva de situações desconfortáveis.2

Uma pessoa adulta, por exemplo, deve dormir de 7 a 9 horas ininterruptas por dia, já que a fragmentação do sono aumenta significativamente o risco de dores de cabeça. E não adianta dormir mais que isso, muito tempo de sono também tem efeitos negativos no corpo.1

Muitas ou poucas horas de sono afetam: memória, apetite, metabolismo, controle do peso, função cerebral, resistência a doenças, sensibilidade à dor e estabilidade emocional. O ideal é ter seu tempo de descanso e tirá-lo a noite, uma vez que um bom sono precisa de escuro, silêncio e um ambiente bem ventilado.1

Por que o sono ou a falta dele causam dor de cabeça?

Quando você não consegue descansar o suficiente no seu dia, o seu corpo fica alterado, o seu humor muda, seu apetite desregula, seu raciocínio fica mais lento, e todos esses sintomas são gatilhos para dor de cabeça.1

E os motivos para falta de sono, muitas vezes, estão relacionados também às dores de cabeça, à ansiedade, ao estresse e ao cansaço. O importante é saber identificar qual destes motivos está desencadeando a insônia para, então, procurar a melhor maneira de tratá-los.2

Como evitar a insônia?

Alguns passos simples podem ajudar você a dormir melhor e evitar a dor de cabeça. Tente criar uma rotina para o sono: regular o relógio biológico é fundamental para isso. Defina horários regulares para dormir, assim, seu corpo vai se acostumando e, quando chegar perto da hora, já está cansado o suficiente para uma boa noite de sono.3

Deixe o quarto arrumado também, evite passar o dia todo nele, mude de ambiente, e use-o somente para o sono. Uma temperatura agradável e um blackout para mantê-lo escuro ajudam muito uma boa noite de descanso.3

Se antes de dormir você fica preocupado ou ansioso com coisas que precisa resolver, tente anotar tudo em um papel para aliviar a tensão. E se, ainda assim, não conseguir relaxar, opte por coisas que relaxam, como: ler um livro, meditação e/ou ouvir músicas lentas.3

Mas se mesmo com estes passos você ainda tiver problemas com o sono, é aconselhável procurar um médico para resolver essa questão de uma maneira mais assertiva e direcionada. 

Dormir bem é viver bem!

Com o sono em dia, você se torna mais produtivo, relaxado e apto para realizar todas as suas atividades, prevenindo a dor de cabeça. Por isso, preste atenção nos sinais e tente prezar por uma rotina mais definida para facilitar seu descanso. Um corpo descansado é muito mais feliz e vive muito melhor.2

1. Hospital Sírio-libanês. Mitos e verdades sobre o sono. Acesso em: 01 de julho de 2020.

2. Hospital Sírio-libanês. Sono “reparador” ajuda a aliviar dores e depressão. Acesso em: 01 de julho de 2020.

3. Revista Veja Saúde. 5 atitudes simples para evitar a insônia. Acesso em: 01 de julho de 2020.
 

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