Uma alimentação saudável pode ser o caminho para uma vida sem dor de cabeça

Publicado em 06/01/2021

 Prevenção

Manter uma rotina com uma alimentação saudável é fundamental para tratar e evitar doenças, inclusive as dores de cabeça.

Ter uma alimentação saudável, mais que uma recomendação, é uma necessidade. Isso porque a maioria das condições adversas que acontecem ao corpo tem como medida de recuperação uma rotina baseada em alimentos ricos em vitaminas. 

Então, para manter uma boa qualidade de vida - longe de dores de cabeça - é preciso contar com uma alimentação regrada e saudável.1

O que é uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável não é apenas acrescentar algum legume e/ou verdura no prato em uma refeição por dia, ela precisa se basear em três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.1

  • Variedade: comer diferentes tipos de alimentos pertencentes a grupos variados, prezando por qualidade;
  • Moderação: não exagerar nas porções de alimentos, buscar uma quantidade ideal para cada organismo; 
  • Equilíbrio: respeitar as quantidades sugeridas para cada grupo de alimento.1

Além disso, é preciso considerar a idade da pessoa, o metabolismo e as necessidades nutritivas de cada um. Inclusive, há casos de dor de cabeça em que alguns alimentos podem ser o estopim para pessoas mais sensíveis.2

Saber quais alimentos não consumir com frequência é tão importante quanto saber quais são saudáveis para a rotina alimentar. Contar com um nutricionista para fazer essa indicação é uma ótima medida para explorar os benefícios dos alimentos.1

Escolha alimentos com sabedoria e pensando em saúde

Dê prioridade a alimentos como:

Grãos: 

  • semente de linhaça;
  • amêndoa;
  • amendoim;
  • grão-de-bico;
  • castanha;
  • feijão;
  • lentilha;

Peixes:

  • atum;
  • sardinha;

Frutas:

  • banana;
  • maracujá;

Ervas:

  • erva-cidreira;
  • cravo;
  • canela; 
  • orégano;2

Procure evitar:

Manter uma boa alimentação é ter uma vida saudável

Para evitar dores de cabeça e outras complicações, é essencial melhorar a rotina alimentar. Pessoas que não têm o costume de consumir alimentos saudáveis podem apresentar uma certa dificuldade. Para facilitar esse processo, o Ministério da Saúde criou alguns mandamentos:

  • comer frutas e legumes;
  • comer uma colher de feijão para cada duas de arroz;
  • evitar gorduras e frituras;
  • usar uma lata de óleo para cada duas pessoas da casa por mês;
  • realizar três refeições principais e um lanche por dia;
  • comer com calma e não assistindo à TV;
  • evitar doces e alimentos calóricos;
  • comer de tudo, ainda mais verduras, legumes, frutas e cereais;
  • praticar atividades físicas.1

Seguindo essas dicas básicas, já é possível ver uma melhora na qualidade de vida e uma diminuição nos riscos de desenvolver doenças mais graves. Porém, além disso, também é essencial praticar exercícios e beber água regularmente

Não deixe para amanhã a vida saudável que você pode ter hoje

Evitar todas as possíveis complicações da vida pode ser difícil, mas com uma alimentação saudável, exercícios físicos e um bom consumo de água, o corpo fica mais forte e capaz de reagir melhor a elas, caso apareçam, diminuindo a intensidade e a constância dos problemas. 

Uma ótima opção para acompanhar o seu processo para uma vida mais saudável é procurar um médico especializado, um nutrólogo pode ser um ótimo aliado. Além do nutricionista para que, com ações diárias, uma alimentação mais saudável se torne um costume.

Coloque a sua saúde em primeiro lugar, só assim os resultados positivos aparecem e uma vida sem dor de cabeça fica mais próxima da realidade.

1. Ministério da Saúde. Alimentação saudável. Acesso em: 12 de novembro de 2020. 

2. Associação Beneficente Síria. Alimentação balanceada pode ajudar contra as crises de enxaqueca. Acesso em: 12 de novembro de 2020.

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