Yoga: relaxe para evitar alguns dos possíveis desencadeantes da dor de cabeça

Publicado em 20/11/2020

 Prevenção

O ritmo de vida acelerado, o estresse e a ansiedade podem ser estímulos para dores de cabeça e, para evitá-las, o yoga pode ser um aliado tratando direto as causas da dor.

A dor de cabeça tensional é bem comum, difícil conhecer alguém que nunca teve nenhuma na vida, isso porque alguns de seus fatores desencadeantes - o estresse, ansiedade e tensão nos músculos - são complicações recorrentes para muitas pessoas.1

Com a rotina cada vez mais intensa, algumas reações desagradáveis acabam por aparecer mais vezes que o esperado, trazendo consigo muitas dores de cabeça, por isso, nesses casos, o recomendado é tratar direto o foco do problema. Para isso, o yoga pode ser uma excelente opção, uma vez que relaxa tanto os músculos como a mente.2

Por que usar o yoga para acabar com as dores de cabeça?

O yoga é um tipo de tratamento que está entre as práticas integrativas de saúde, como a meditação, reiki, acupuntura, musicoterapia, técnicas de relaxamento e também corporais, essas que são aliadas tanto para tratar do sintoma quando ocorre, como para prevenir a saúde e preservá-la.2,3

Essas práticas integrativas têm grande influência no alívio de estresse, diminuição da tensão dos músculos e relaxamento corporal. Com elas, é possível melhorar a qualidade do sono, diminuir a incidência de crises nervosas e de ansiedade, além de trazer maior bem-estar para as pessoas, eliminando a causa e as possíveis dores de cabeça.2,3

Os processos do yoga são bem mais do que mudanças de postura, ele está diretamente ligado a uma boa respiração (meditação), já que essa é a chave para que os resultados dessa prática apareçam. Ele engloba:

  • ásana: posturas;
  • pranáiamas: controles da respiração;
  • bandhas: contrações e retenções;
  • kyras: purificações;
  • mudrás: gestos aos quais se atribui a realização de determinados estados de consciência.3

A junção dessas técnicas fazem com que o yoga tenha efeitos positivos em todo o corpo, diminuindo as crises de dores de cabeça, dores nas costas, inquietação, estresse e ansiedade. Porém, somente o tratamento contínuo apresenta resultados, melhorando as condições físicas e emocionais.3

Como incluir o yoga na rotina para melhorar as dores de cabeça?

O yoga não é um exercício como uma musculação, por exemplo, ele é uma disciplina. Professores que estudaram o yoga e ensinam a prática, transmitem com os movimentos todos os conceitos que vêm com ele e que complementam os resultados.3

Para incluir na rotina, é preciso entender e/ou ter disposição para conhecer a fundo esse ensinamento e, assim, conseguir efeitos que refletem no corpo aliviando as dores de cabeça e musculares. Dessa maneira, mergulhando nesse aprendizado, essa prática se torna uma aliada para uma vida saudável.3

Ao contar com o yoga, suas consequências vão além do alívio das dores de cabeça e do corpo, ele também proporciona a melhora na respiração, na concentração, no sono, no aprendizado e na disciplina.3

Esses efeitos, com um cotidiano saudável - ingestão correta de água, exercícios físicos e uma boa alimentação - fazem com que as chances de uma vida bem mais tranquila e sem dor de cabeça sejam maiores. Aproveite para incluir essa prática nos seus dias. 

1. Cefaleia tipo tensional. Acesso em: 27 de outubro de 2020.

2. Quando usar as práticas integrativas? Acesso em: 28 de setembro de 2020.

3. Yoga é mera ginástica, religião mística ou remédio milagroso? Acesso em: 28 de setembro de 2020.

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