Ficar em silêncio pode aliviar a dor de cabeça

Publicado em 22/07/2020

 Tratamento

Estar em um lugar silencioso pode reduzir o estresse e normalizar o funcionamento do seu corpo.

Com o silêncio, o organismo consegue produzir hormônios que promovem a calma, relaxar os músculos contraídos e, aos poucos, aliviar a dor de cabeça.1,2

Como usar o silêncio a seu favor na luta contra a dor de cabeça?

Embora pareça ser fácil, nem sempre é possível encontrar um lugar silencioso e calmo quando a dor de cabeça surge. Veja como você pode improvisar em lugares diferentes para sentir-se melhor.1,2

Lar doce lar:

É sempre melhor quando você pode tratar a sua dor de cabeça no conforto do seu lar. No momento em que o sintoma aparecer, procure os cômodos mais silenciosos e, se possível, que sejam afastados de qualquer fonte de barulho. Relaxar durante alguns minutos em um ambiente calmo pode fazer a diferença.1,2,3

Fora de casa:

Às vezes não é possível largar tudo e ir tratar a sua dor. Porém, a técnica a ser usada é a mesma: evitar barulhos e relaxar. O uso de protetores auriculares, que abafam os ruídos externos, pode ajudar quando você não conseguir encontrar um lugar calmo. Esse tempo com menos barulhos e ruídos pode normalizar o fluxo sanguíneo e aliviar as dores de cabeça.1,2,3

Na hora de dormir:

Sabia que o silêncio durante o sono também é importante? Barulhos altos e constantes podem causar mais estresse e atrapalhar na qualidade do sono, impedindo a reposição de energias do corpo e provocando a dor de cabeça ao acordar. Na hora do descanso, mantenha as distrações afastadas, assim, você pode relaxar totalmente.1,2,3

Combine fatores relaxantes para um resultado ainda melhor

O silêncio, quando combinado com outros fatores, pode ser ainda mais eficaz na luta contra a dor de cabeça. Algumas atitudes bem simples podem ser a solução ideal para a sua dor.1,2

Caso escolha um ambiente para ficar longe do barulho e ainda assim você não se sinta melhor, procure um lugar com pouca ou nenhuma iluminação. Da mesma forma que o silêncio, o escuro também ajuda a amenizar os sintomas. Quando você sente alguma dor, o seu corpo fica mais sensível a estímulos externos como as luzes. Evitando esse agravante, rapidamente o desconforto vai embora.1,2

Se você perceber que a dor não melhora mesmo com esses cuidados, consulte um médico para realizar o diagnóstico correto para o seu caso. Mas lembre-se: ficar no silêncio por alguns minutos, todos os dias, pode ajudar você a ter uma vida sem estresse e, claro, sem dor de cabeça.1,2 

1. PAGLIOLI, Rafael; LIMA, Marjana Reis; MARRONE, Luiz Carlos Porcello. Cefaleias: diagnóstico diferencial. Acta méd.(Porto Alegre), v. 33, n. 1, p. [5]-[5], 2012. Acesso em: 09 de Junho de 2020.

2. PIMENTEL-SOUZA, Fernando. Efeitos da poluição sonora no sono e na saúde em geral–Ênfase urbana. Revista Brasileira de Acústica e Vibrações, v. 10, p. 12-22, 1992. Acesso em: 09 de Junho de 2020.

3. BERNARDI, Marilia Travassos et al. Correlação entre estresse e cefaléia tensional. Fisioterapia em Movimento, v. 21, n. 1, 2017.  Acesso em: 09 de Junho de 2020.

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