Fisioterapia como tratamento para a dor de cabeça

Publicado em 07/03/2020

 Tratamento

A fisioterapia vem sendo uma grande aliada no alívio da dor de cabeça, por trabalhar a mente, o corpo e ainda promover o relaxamento muscular.

A fisioterapia é um conjunto de técnicas que são utilizadas para diversos tratamentos e doenças, além de ser benéfica para o corpo, a prática também ajuda a combater os causadores da dor de cabeça.4

Como usar a fisioterapia para melhorar a dor de cabeça?

Ao trabalhar os músculos com aparelhos especiais e também utilizando calor, frio e água, a fisioterapia promove o relaxamento dos músculos. Esta prática impede que a adrenalina, hormônio liberado pelo corpo em momentos de estresse, provoque a contração muscular.

A fisioterapia também ajuda a promover o descanso da mente, porque os exercícios e massagens feitos na prática relaxam o corpo e  evitam a dor de cabeça conhecida como Cefaleia Tensional, provocada também pelo estresse.4

Outras maneiras de evitar a dor de cabeça

A Cefaleia Tensional também pode ser evitada com mudanças de hábitos. Praticar exercícios físicos como yogaalongamento podem ajudar a reduzir o estresse, assim como evitar situações de tensão, são capazes de prevenir a dor.

Cuidar da saúde mental é igualmente importante para evitar o retorno da dor de cabeça. Caso o estresse seja recorrente, o acompanhamento de um psicólogo também pode ser indicado. 1,2,3

1. NILSON, G.O Marque, S. G. L.O Lima, D. E. S.O Pereira, K. P. - Aspectos favoráveis do exercício físico no controle das patofisiologias provocadas pelo estresse crônico. - Revista Didática Sistêmica, Edição Especial a Evento. Extremos do Sul. P. 79a94. 2014. Acesso em: 31 de Março de 2020.

2. FLORES, Adriana Mayon N.; COSTA JUNIOR, Áderson L.. O manejo psicológico da dor de cabeça tensional. Psicol. cienc. prof.,  Brasília , v. 24, n. 3, p. 24-33, Sept. 2004. Acesso em: 31 de Março de  2020.

3. BERNARDI, M.T., Bussadori, S.K., Fernandes, K.P., & Ap, D. (2008). Correlação entre estresse e cefaléia tensional. Acesso em: 31 de Março de  2020.

4. SILVA, Rahyka Mirianne Ribeiro e JUNIOR, Adroaldo José Casa. OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA MANUAL NA CEFALÉIA TENSIONAL - REVISÃO DE LITERATURA. Acesso em: 31 de Março de  2020.

Tags:

  fisioterapia

  cefaleia

  dor de cabeça

Este artigo foi útil?
Sim
Não
Usuários que acharam esse artigo útil:

Recomendados para você