Quais alimentos podem melhorar a dor de cabeça?

Publicado em 18/02/2020

 Tratamento

Uma boa alimentação pode ajudar a manter o corpo saudável, ativo e também livre das dores de cabeça.

A dor de cabeça pode aparecer de diversas formas e por diversos motivos. Mas você sabia que as escolhas certas de alimentos podem ajudar a reduzir e até mesmo prevenir as crises de dor de cabeça provocadas pela inflamação dos vasos sanguíneos? Veja como eles agem contra a dor.3

Como os alimentos aliviam a dor?

Alguns alimentos possuem uma ação anti-inflamatória natural, que melhora a circulação do sangue nos vasos sanguíneos, permitindo que eles retornem ao seu estado de funcionamento normal. Consequentemente, as contrações musculares causadas por essa inflamação, que provocam a dor, podem sumir.3

Veja abaixo a lista de alimentos que possuem esse efeito e que podem ser seus aliados:

Sementes oleaginosas: são ricas em ômega 6 e ajudam a combater a inflamação dos vasos. Sempre que possível, tente incluir nozes e outras sementes em sua alimentação.3

Peixes: contêm altos níveis de ômega 3, sendo uma ótima opção no cardápio por reduzir a inflamação dos vasos.3

Vegetais folhosos escuros: são grandes antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, ajudando a prevenir a dor de cabeça.3

Carnes: em geral, apresentam uma enzima importante que ajuda a normalizar a corrente sanguínea, sendo uma opção para quem não segue uma dieta vegetariana ou vegana.3

Café: sim! Mas em doses moderadas. O café em pequena quantidade pode ajudar a acelerar o efeito analgésico no organismo por diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos, mas a cafeína em excesso no organismo provoca crises de dor de cabeça.1

Água: por ser indispensável para o organismo, manter-se hidratado é fundamental. A desidratação é um dos principais causadores da dor de cabeça, cansaço e sonolência.3

É importante consultar um nutricionista e manter um acompanhamento ao incluir esses alimentos na sua rotina. Evitar comidas que possam causar a inflamação dos vasos sanguíneos e praticar exercícios físicos podem ser a chave para uma vida sem dor de cabeça. Cuide-se para viver bem e use a alimentação a seu favor. Caso as dores ainda persistam ou piorem, procure um médico para te ajudar.1,2,3

1. OLIVEIRA, Aline Gabriele Magalhães et al. IMPACTO DA CEFALEIA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA E O COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE. Caderno de Publicações Univag, n. 10, 2019. Acesso em: 25 de Março de 2020.

2. FELIPE, Márcia Reis et al. Implicações da alimentação e nutrição e do uso de fitoterápicos na profilaxia e tratamento sintomático da enxaqueca–uma revisão. Nutr Rev Soc Bras Aliment Nutr, v. 35, n. 2, p. 165-79, 2010. Acesso em: 25 de Março de 2020.

3. OLIVEIRA, Margarida Martins; SILVA, Carmen Brás. Factores alimentares e nutricionais implicados na fisiopatologia da Enxaqueca. 2008. Acesso em: 25 de Março de 2020.

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