Vitamina C: por que ela pode ajudar a evitar dores de cabeça?

Publicado em 03/02/2021

 Tratamento

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é essencial para fortalecer o sistema imunológico, o que pode contribuir para que as dores de cabeça não apareçam.

As vitaminas são chamadas de micronutrientes essenciais, porque são necessárias para o bom funcionamento do organismo. A maioria das vitaminas pode ser ingerida pelo consumo de alimentos que as possuem, por isso é importante ter uma alimentação saudável, uma vez que, se não consumidas, a falta dessas vitaminas traz consequências negativas para o corpo.1

A vitamina C tem uma função muito positiva quando está em boas quantidades no corpo. Ela tem propriedades antioxidantes, auxilia na proteção contra deficiências do sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e oculares e atenua a fadiga. Entre os seus benefícios, também está a prevenção das dores de cabeça, já que com sistema imunológico fortalecido é possível se proteger de doenças que podem desencadeá-la.1,2

Vitamina C e seus benefícios 

  • Contribui para saúde dos vasos sanguíneos;
  • É essencial na absorção de ferro;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda na produção de glóbulos brancos (células de defesa);
  • Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Reduz cansaço e fadiga muscular - melhora a resistência em atletas; 
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Colabora com a prevenção de doenças oculares.2

A vitamina C é considerada um dos mais importantes antioxidantes solúveis em água. Além de todos os benefícios citados, ela também consegue ser importante para a formação da cartilagem, na função dos ossos e na prevenção da anemia.2

O que a deficiência de vitamina C causa?

Quando não existe o consumo de alimentos que possuem em sua composição a vitamina C, ou quando ele é muito baixo, existe o risco de surgirem alguns sintomas em pessoas adultas, como cansaço, fraqueza e irritação.3

É possível também que algumas pessoas percam peso, tenham dificuldade em conseguir definição muscular e tenham dores articulares. Com a irritação e o cansaço, podem surgir também dores de cabeça tensionais, porém, esse e os outros sintomas só aparecem depois de alguns meses sem vitamina C.3

O nome dessa deficiência é escorbuto, ela pode ser detectada pelo exame clínico e exame de sangue. Para melhorarem os sintomas, o tratamento é feito com suplementação diária de vitamina C, seguida por uma dieta com alimentos que contêm essa substância.3

Quais alimentos possuem vitamina C?

  • Laranja;
  • Limão;
  • Kiwi;
  • Morango;
  • Manga;
  • Pimentão amarelo;
  • Salsa;
  • Manjericão;
  • Brócolis.2

Para os alimentos que possuem vitamina C não perderem suas propriedades, eles precisam ser consumidos sempre frescos. Isso é muito importante porque, quando exposta ao oxigênio ou à luz, a vitamina C se degrada. Assim, é recomendado que as frutas estejam sempre frescas e os legumes sejam preparados no vapor e não na água fervente.2

Acrescente alimentos ricos em vitamina C na sua rotina!

Uma alimentação rica em vitamina C é essencial para a melhora de diversas funções corporais, por isso, procure acrescentá-la nos seus dias. É importante contar com um nutricionista nesse processo, para que ele seja feito de acordo com a sua necessidade nutricional.

Atrele o consumo a hábitos saudáveis, como exercícios físicos e a ingestão adequada de água. Dessa maneira, o corpo fica mais forte para lidar com possíveis adversidades, como a dor de cabeça.

Viva melhor e com mais qualidade, valorize os alimentos e usufrua das suas vitaminas.

1. MSD Manuals. Considerações gerais sobre vitaminas. Acesso em: 30 de novembro de 2020.

2. Globo Esporte. Vitamina C: benefícios e uma lista de alimentos ricos na substância. Acesso em: 30 de novembro de 2020.

3. MSD Manuals. Deficiência de vitamina C. Acesso em: 30 de novembro de 2020.
 

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